Danos ao povo japonês (caso de roubo de caixa eletrônico ocorreu em 20 de setembro)

Do Consulado-Geral do Japão em São Paulo

Gostaríamos de informar que ocorreu o seguinte caso de roubo de caixa eletrônico no qual um japonês é a vítima.

1 Data e hora da ocorrência Por volta das 11h30 de segunda-feira, 20 de setembro

2 Local de ocorrência Caixa eletrônico no térreo do supermercado Extra no bairro Itain Bibi de São Paulo (Extra Hipermercado – Itaim Bibi, Rua João Cachoeira 899)

3 Resumo do caso

(1) Quando a vítima (homem na casa dos 60 anos) tentou sacar dinheiro no caixa eletrônico no local acima e sair, o ladrão (homem na casa dos 30 anos) disse: “A tela de entrada de dados permanece e a próxima pessoa não pode usá-la. Fui parado apontando para o caixa eletrônico onde era exibida a tela de entrada da agência e o número da conta. A vítima foi presenteada com um papel como um guia de banco e instada a operar o caixa eletrônico o mais rápido possível, então a vítima reinseriu seu cartão no caixa eletrônico enquanto suspeitava de uma tela que nunca tinha visto antes.

(2) Em seguida, outro homem (40 anos, branco) apareceu e foi instruído a operar o caixa eletrônico, então quando ele operasse de acordo com a instrução, naquele momento, o homem poderia roubar o PIN e olhar a brecha e olhar o cartão. Foi inserido e removido e substituído por um cartão com outro nome.

(3) O ladrão desapareceu como estava, e a vítima que percebeu o roubo de seu cartão correu para a agência bancária e tomou medidas para suspender o uso do cartão, mas dentro de cerca de 20 minutos enquanto se movia para o banco., O dinheiro foi retirado ilegalmente várias vezes.

(4) Não houve danos humanos à vítima. 4 bens danificados Dinheiro em cartões bancários e saques fraudulentos subsequentes

5 medidas de segurança

(1) Ao usar um caixa eletrônico, selecione um caixa eletrônico que esteja no banco durante o horário comercial, ou que esteja dentro do alcance de uma câmera de segurança, etc., com tantos guardas quanto possível e alta segurança, e não haja pessoas suspeitas ou preste atenção se há algum ponto suspeito no próprio caixa eletrônico.

(2) Não opere caixas eletrônicos de acordo com as instruções de outras pessoas ou digite senhas na frente de outras pessoas.

(3) Quando a operação ATM for concluída, confirme se a tela voltou à tela inicial e saia.

(4) Se você perceber o roubo do seu cartão bancário, entre em contato com o banco o mais rápido possível e solicite que você pare de usar o cartão. (Reserve informações de contato em caso de emergência.)

(5) No caso improvável de você estar envolvido em um incidente, você nunca fugirá ou resistirá ou fará um movimento rápido que seja confundido com isso, porque há perigo de vida se você tentar resistir.

 

[Contato] Consulado-Geral do Japão em São Paulo

Conversa por telefone (55-11) 3254-0100

Email cgjassist@sp.mofa.go.jp

Posted in: