Aviso do Consulado do Japão em São Paulo (danos por skimming)

Aviso do Consulado do Japão em São Paulo
 
Gostaríamos de informar que o uso ilegal de cartões de crédito (danos por skimming), do qual os japoneses são as vítimas, ocorreu da seguinte forma.
 
1 Data e hora da ocorrência
 11 de Dezembro(Sexta-feira)21:00
 
2 Resumo do caso
 A vítima pediu uma refeição por meio do serviço de entrega de aplicativos móveis (Rappi). O vôo da bicicleta chegou e recebi o item sem problemas, mas o entregador se ofereceu para pagar uma caução de 5 reais para o caso de o aplicativo não estar funcionando direito. Fiquei desconfiado, mas como era uma pequena quantia de 5 reais, paguei com a máquina de pagamento trazida pelo entregador. Mais tarde, quando verifiquei os detalhes de uso do cartão de crédito, foi confirmado quatro vezes que milhares de reais foram usados ilegalmente (total de 200.000 ienes ou mais) no dia 11. Segundo a vítima, a operação de pagamento foi realizada 4 vezes, e a visualização na máquina de pagamento era de 5 reais.
 Não está claro se as informações do cartão foram roubadas e outro pagamento foi feito no mesmo dia, ou se uma máquina de pagamento foi usada especialmente projetada para que o valor exibido e o valor de faturamento real fossem diferentes.
 
3 Mercadorias estragadas
(1)Em serviços de entrega como Uber Eat e Rappi, o pagamento é concluído quando o pedido é recebido, e o pagamento não é exigido no momento do recebimento, portanto, se o entregador fizer a oferta acima, não responderemos facilmente. , Certifique-se de verificar o status do pagamento com o restaurante que você solicitou.
(2)Uma vez que existem muitas máquinas de pagamento com funções de skimming integradas na área, é extremamente provável que sejam vítimas de uso não autorizado. Portanto, verificamos regularmente os detalhes de uso e, se o pagamento suspeito for confirmado, entraremos em contato imediatamente com a administradora do cartão.
 

 

Contato
Consulado do Japão em São Paulo <Departamento Consular>
 電話  (55-11)3254-0100
 メール  cgjassist@sp.mofa.go.jp
Posted in: